Notícias

Servidores Públicos iniciam greve em Ponta grossa

Os servidores públicos da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa deflagraram greve nesta segunda-feira (11). A greve teve início em frente ao Pronto Socorro, onde os manifestantes se reuniram com o Sindicato dos Servidores Públicos (Sindserv). A categoria reivindica a reposição salarial de acordo com a inflação e um acordo para a data-base de reposição salarial. A greve foi aprovada por cerca de 70% dos servidores.

Cerca de 600 servidores públicos se concentraram em frente ao Pronto Socorro de Ponta Grossa para anunciar a greve, os manifestantes cobram do governo uma reposição salarial de 2,76%, que cobre a inflação dos últimos doze meses, isso traria um aumento de R$950 mil mensalmente a folha de pagamento da prefeitura. Segundo o sindicato, o reajuste acontece dentro da data-base, no mês de maio. No entanto o governo fez uma proposta de reajuste somente em setembro. O sindicato recusou a proposta.

A prefeitura emitiu uma nota, através da assessoria, informando sobre a proposta de setembro, "Com relação ao indicativo de greve do Sindserv, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa reitera que realizou proposta para o reajuste dos servidores, conforme as possibilidades financeiras do Município. O governo se comprometeu a fazer a reposição da inflação no mês de setembro, quando terá condições financeiras e orçamentárias de cumprir com esse compromisso.” 

No primeiro dia de greve, a prefeitura contabilizou 672 ausências, cerca de 6% do total de funcionários. Mesmo com a greve os serviços de saúde e segurança pública funcionam normalmente. O setor com menos adesão à greve foi nas escolas da rede municipal, cerca de 80% das escolas tiveram aulas normais e os outros 20% funcionaram parcialmente.