Notícias

Prefeitura sensibiliza produtores rurais para criação de cooperativa

Na tarde desta quinta-feira (06), a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, em parceria com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica (Emater), promoveu um encontro com produtores rurais da região com a proposta de criar um plano de trabalho para fomentar a agricultura familiar através do cooperativismo.

 

Além do secretário Ivonei Afonso Vieira e diretores da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estiveram presentes na reunião representantes do Emater, da Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros de Ponta Grossa e dez produtores rurais. Essa foi a primeira reunião de apoio e orientação técnica aos agricultores, que terão ainda outros encontros e oficinas. 

 

De acordo com o secretário municipal, a atividade desenvolvida teve como objetivo sensibilizar sobre a importância do assessoramento e do trabalho coletivo. “O propósito do trabalho é atuar avaliando os objetivos específicos de cada família, com um planejamento que seja também eficiente para todos”, afirma.

 

O grupo trabalha ainda na perspectiva de criação de uma cooperativa que promova o crescimento da agricultura familiar na região. De acordo com dados apresentados pelo Emater, o Paraná é o 2º estado em produção agrícola no país, refletidos nos mais de 35% de participação do agronegócio no Produto Interno Bruto (PIB) estadual. O apoio e fomento promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e em parceria com o Emater, visa fortalecer a atuação do agricultor familiar a partir das próprias necessidades e ampliar a produção e comercial agrícola estadual.

 

Para o médico veterinário do Emater Willis Adolfo Amatneeks Junior, “a criação de uma cooperativa é importante passo para a formalização e comercialização da produção agrícola familiar, uma vez que apenas com uma a associação não é possível”, afirma. A partir da ação conjunta, o produtor rural pode receber assistência técnica gratuita e atuar na melhoria da qualidade de seus produtos, que passam a ser ofertados à comunidade em melhores condições.

 

Assessoria Prefeitura Municipal de Ponta Grossa