Notícias

Venezuela lança nova moeda para conter a inflação

O presidente venezuelano Nicolás Maduro, lançou um novo plano econômico para conter a inflação do país. A partir de ontem, o “Madurazo”, como foi chamado o plano, entrou em vigor junto com a circulação de uma nova moeda nacional, o Bolívar Supremo, que corta cinco zeros da inflação de 1.000.000%. os venezuelanos já fazem filas para trocar o dinheiro.

A nova moeda terá 8 valores de nota e duas moedas metálicas, a maior será de 500 bolívares, cerca de 7 dólares.No domingo e na segunda, os caixas e agências bancárias estavam fechadas, para se adequarem às mudanças. 

Essa é a segunda vez que há a conversão da moeda em um período de 20 anos na venezuela. A primeira foi em 2008, ainda no regime de Hugo Chávez, o Bolívar forte conseguiu cortar três zeros da moeda antiga . No final de semana, os caixas e agências bancárias foram fechadas para para se adequar às mudanças.   

Mesmo com as tentativas do presidente de conter a crise no regime socialista, alguns críticos ao governo convocaram uma greve nacional contra Nicolás Maduro. Em resposta, o Partido Socialista fará uma passeata em comemoração às medidas. Que encerrará com um evento no palácio presidencial.

A crise venezuelana é responsável pelo intensa tráfego de refugiados que adentram o território brasileiro, principalmente pela fronteira do estado de Roraima.