Notícias

Santa Catarina registra neve pela primeira vez em 2018

 O inverno começou a menos de um mês no Brasil, mas na Região Sul do país já houve frio intenso   em mais de 27 cidade de Santa Catarina. As massas de ar frio e seco polares predominam no estado. Vários municípios enfrentaram geadas e até mesmo a neve apareceu pela primeira vez em 2018.

     Na madrugada de terça-feira (10) Urupema registrou a menor temperatura do ano, -3,1°C, seguida Curitibanos com 2,9°C. A baixa temperatura veio acompanhada da neve. A primeira cidade a registras a precipitação dos flocos de neve foi em Lauro Müller, na região da Serra do Rio do Rastro às 2h da madrugada.  A altitude e a umidade do ar facilitaram a formação de geadas e neve na região.  

     Em Urupema, a neve começou a cair as 5h15. Nos primeiros raios do sol já se podia ver os campos cobertos pela neve. A cidade fica a 1750 metros do nível do mar e com os ventos fortes, a sensação térmica chegava a menos 9°C. O frio não impediu que várias pessoas saíssem de casa para aproveitar um pouco da paisagem que não é muito comum no Brasil. Até mesmo alguns turistas de Minas Gerais, que estavam na cidade quando começou a nevar, se aventuraram na madrugada para aproveitar a neve.

     Nos próximos dias o sol deve voltar no estado catarinense, segundo a previsão do tempo, mas os termômetros podem voltar a registrar temperaturas abaixo de zero.