NOTÍCIAS

Foto Casa das Máquinas e o rock brasileiro

Casa das Máquinas e o rock brasileiro

A Casa das Máquinas, é uma banda de rock brasileira, que originou em São Paulo, no começo dos anos 1970. A banda começou após uma separação do grupo Os Incríveis, que após desavenças internais, os integrantes Netinho e Manito. Eles chamaram outros músicos e formaram o grupo musical. No começo a banda se chamava Os Novos Incríveis, mas depois decidiu mudar o nome   Casa Das Máquinas.

Os integrantes da banda eram: Manito, Netinho, Aroldo, Piska, Pique Riverte e Cargê. Essa equipe gravou em 1974, o seu primeiro álbum de estúdio, nele as músicas se caracterizavam por um modelo de contracultura e religiosidade em suas letras. A música mais famosa foi Tudo Porque Eu Te Amo. A banda rodou o Brasil desde então, tudo isso devido a grande aparelhagem modernas que possuía para o mercado, além de ônibus próprio e escritório para agenda de shows.

O primeiro álbum foi um sinal de que a banda faria sucesso, com 16 mil cópias vendidas. Dessa forma decidiram gravar o segundo trabalho, mas desta vez Piska, não fazia mais parte da equipe. Para seu lugar foram chamados os irmãos Mário Júnior e Mário Franco. O álbum Lar de Maravilhas, foi lançado em 1975 pela Som Livre. Uma característica deste álbum é as músicas que partem mais na direção de um rock progressivo, embora ainda mantenha as características da contracultura e da religiosidade.

A música de mais sucesso do álbum é também uma das mais famosas da história da banda, Vou Morar no Ar, rendeu rapidamente 10 mil cópias, Porém após este sucesso Aroldo e Carlos Geraldo deixam o grupo, para suprir a perda  entra o vocalista Simbas.

Casa do Rock foi o terceiro álbum da banda. Lançado em 1976, uma das principais características deste trabalho é o fim das músicas voltadas a religiosidade, tema presente nos trabalhos anteriores. A canção de maior sucesso foi Casa do Rock.

O fim do grupo se deu no anos seguintes. Em 1977, os integrantes Simbas e Piskas se envolveram em uma confusão com duas pessoas, na qual uma delas acabou morrendo dias depois em virtude do ocorrido. Os integrantes foram acusados de homicídio doloso  e este caso manchou a imagem da Casa das Máquinas que decidiu, se separar em 1978. Os acusados de homicídio foram inocentados, anos mais tarde.

Mas cerca de 30 anos depois Casa Das Máquinas volta a ativa. O começo foi lento com shows esporádicos e a incorporação de novos integrantes. No ano de 2007 lançam o EP Ensaios que atinge 500 cópias em venda. Depois deste trabalho vários músicos deixam a banda e outros são chamados para compor o conjunto. O último trabalho feito em 2022, quando lançaram o álbum Brilho nos Olhos.

Confira narração da história da banda por Jonh Elvis Ribas Ramalho Junior nos links:

@clube941

Casa das Maquinas Narração: John Elvis Ribas Ramalho Junior (Editor chefe da Rádio Clube Pontagrossense 94,1) . . . #casadasmaquinas #secosemolhados #neymatogrosso #madeinbrazil #osincriveis #thefevers #jovemguarda #rock #rocknroll #brasil #rocknacional #skank #detonautas #malhação #anos70 #anos80 #anos2000 #anos00 #ultrajearigos #thenoite #BisaKuatChallenge

♬ ACDC style hard rock(1021726) – Canal Records JP


https://www.instagram.com/p/C5qXd5MuBq5/

Foto: Tenho Mais Discos Que Amigos

Texto por Kauan Ribeiro

YouTube
YouTube
Instagram
Tiktok
RSS