NOTÍCIAS

Foto Boletim de Ocorrências do 1º Batalhão de Polícia Militar

Boletim de Ocorrências do 1º Batalhão de Polícia Militar

4o COMANDO REGIONAL
1o BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

Boletim Informativo 1o BPM

Boletim Informativo de Ocorrências do 1o Batalhão de Polícia Militar.

Dia 25 para 26 de abril de 2024..

.

.

.

.

.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ocorrências Policiais
Do dia 26 de abril de 2024

OCORRÊNCIAS.

-=-
Faleceu, no Hospital Regional de Ponta Grossa, Samuel Almeida Silva, de 43 anos. Ele foi vítima de disparos de arma de fogo na última quarta-feira (24), tendo sido socorrido com vida, mas, por causa do estado grave, não resistiu e acabou falecendo na noite de ontem, quinta-feira (25). De acordo com o Tenente Dambros, da Polícia Militar, que atendeu a ocorrência com sua equipe, Samuel foi atingido com dois projeteis na cabeça e um no braço. O oficial relatou ainda, que foi encontrada próxima ao elemento baleado, alguma quantidade de crack. Moradores da Boa Vista revelaram que depois de ter sido baleado o elemento ficou caído na rua. Ambulâncias do Siate e do Samu foram mobilizadas para atender a ocorrência.
-=-
Um homem e duas garotas, com sinais de embriaguez, invadiram um colégio de Ponta Grossa, no Bairro de Uvaranas, na manhã de ontem, quinta-feira (25). Equipes de segurança foram acionadas para irem ao local da ocorrência, já que, informações preliminares indicam que as garotas queriam tirar satisfação contra outra estudante que estaria supostamente realizando bullying. Conforme os relatos, as duas meninas, de cerca de 16 anos, entraram no colégio com um suposto tio, de 34 anos, que, mais tarde ele foi identificado como sendo um amigo das jovens. Sabendo da situação, a direção do colégio acionou os órgãos de segurança, no local, foi identificado que as garotas e o homem estavam com sinais de embriaguez. Logo, todos os envolvidos foram levados pelo Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) para a 13ª Subdivisão Policial (13ª S.D.P.) de Ponta Grossa para as providências necessárias. Na sequência, o homem foi autuado por dar bebida alcoólica para as menores. Por fim, uma das meninas precisou ser atendida por uma equipe do Samu, visto que teve uma suposta crise, além dos efeitos do álcool no corpo e precisou ser levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santana.
-=-
A Polícia Federal deflagrou, ontem, quinta-feira (25), a Operação Vasum II, de repressão à importação ilegal de mercadorias estrangeiras, praticada com o cometimento dos crimes de descaminho e associação criminosa. A ação mobiliza 60 policiais federais para o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão nos estados do RS, PR, MG e SP, e a execução de medidas cautelares diversas da prisão e monitoramento eletrônico de três investigados. A decisão é da Justiça Federal de Santa Maria, que determinou, ainda, o arresto de 23 veículos que totalizam 1,7 milhão de reais em valor de mercado. A investigação teve início em 2022, após a apreensão de bebidas estrangeiras na cidade de Curitiba/PR. As mercadorias foram identificadas como provenientes de uma empresa de Santa Maria e, posteriormente, enviadas clandestinamente com o uso de documentos falsificados. Durante a investigação, foram registradas outras seis apreensões em diferentes cidades, todas ligadas ao mesmo grupo empresarial. As mercadorias estrangeiras, principalmente de bebidas alcoólicas como whisky e outros tipos de destilados, ingressavam no Brasil através da fronteira com o Uruguai. O processo de entrada e venda dos produtos envolvia diversos núcleos operacionais, responsáveis pelas funções de fornecimento, troca de moeda, transporte, intermediação e aquisição. As bebidas, em sua maioria, eram comercializadas para distribuidores atacadistas dos estados de MG, PR e SP. Em menos de dois anos, o grupo movimentou mais de 23 milhões de reais. Paralelamente à operação de hoje, foram conduzidos interrogatórios dos principais investigados, implementadas medidas cautelares diversas da prisão e realizada a constrição de bens para futuro ressarcimento ao erário. A primeira fase da Operação Vasum foi deflagrada pela Polícia Federal em outubro de 2022. Foram expedidos mandados em Santa Maria/RS, Santana do Livramento/RS, Ponta Grossa, Belo Horizonte, Patos de Minas/MG, São Paulo-capital.
-=-
A menina de apenas 10 anos que foi atingida por disparos de arma de fogo na região da cabeça continua internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário Materno Infantil (HUMAI). O pai da Geovana revelou que o estado de saúde da criança é estável. No entanto, ela continua com risco de morte. O pai também elogiou o trabalho feito até o momento pela equipe médica que acompanha o caso. Geovana dos Santos Wilczeski foi baleada na cabeça na madrugada da última segunda-feira em uma conveniência no bairro Oficinas, em Ponta Grossa. Imagens de câmera de segurança registraram a ação dos atiradores, que ainda não foram localizados. A Polícia Civil prossegue com as investigações do caso. A Polícia Militar, relatou que a menina estava dentro do estabelecimento comercial, quando dois homens em uma motocicleta passaram atirando contra o local. Um dos projeteis acabou acertando a cabeça da criança, que foi levada às pressas para o Hospital da Criança. Na noite da última terça-feira (23), os familiares da menina organizaram uma corrente de orações em prol da vida dela em frente ao HUMAI. O momento de fé reuniu uma multidão, que pediu proteção divina e justiça pela vítima.
-=-
A Polícia Civil de Ponta Grossa identificou quatro elementos que teriam envolvimento no crime contra a garota Geovana dos Santos Wilczeski, de apenas dez anos, baleada na cabeça. A operação aconteceu ontem, quinta-feira (25), sendo que três deles foram levados para a delegacia da cidade para esclarecimentos. Mandados de prisão temporária também foram expedidos. O delegado-chefe da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa (13ª S.D.P.), Nagib Nassif Palma, explica que a ação foi um “passo importante para a elucidação de um crime grave que aconteceu em Ponta Grossa”. Ainda conforme relatado pelo delegado responsável pelo ‘Setor de Homicídio’ da Delegacia de Ponta Grossa, Luis Gustavo Timossi, quatro pessoas foram identificadas como envolvidas no crime.
-=-
A Defensoria Pública do Paraná (DPE/PR) promove hoje, sexta-feira (26) a terceira edição do mutirão
“Defensoria com Elas”, na sede da DPE/PR em Ponta Grossa. A instituição vai atender de forma gratuita mulheres com demandas da área de Família, como casos de divórcio, dissolução de união estável e regulamentação de guarda, visita e pensão alimentícia. A defensora pública Raísa Bakker de Moura explica que a ação surgiu como um meio de unir a Defensoria Pública aos serviços de atendimento às mulheres cis, trans e lésbicas na região. “É um dia simbólico que busca colocar as mulheres como protagonistas dos seus direitos”.
-=-
Um tutor matou um pitbull a tiros após o animal atacar o cão da vizinha e acabou preso em flagrante por maus-tratos, em Foz do Iguaçu, ontem, quinta-feira (25). Os vizinhos relatam à polícia que o pitbull fugiu de casa, atacou e matou o cachorro de uma vizinha que estava na calçada. A dona do animal morto começou a gritar, momento em que o pitbull arrastou o corpo do outro cachorro para a casa de seu tutor. Instantes depois, a mulher contou à polícia que ouviu disparos de arma de fogo vindos da casa do vizinho. O homem passou a ser procurado e foi encontrado por equipes policiais. O carro que ele conduzia apresentava sinais de adulteração no número identificador, conforme informou a PM.
-=-
A equipe da Delegacia de Apiacás prendeu em flagrante, o padrasto e a mãe de uma criança de sete anos que foi torturada como forma de castigo porque fez xixi na cama. A unidade policial recebeu o registro de ocorrência feito pelo Conselho Tutelar de Apiacás informando que uma criança deu entrada no hospital municipal com ferimentos na área genital. O garotinho teve o órgão genital amarrado com um barbante e foi levado ao hospital pela mãe, de 25 anos. Em razão da gravidade do ferimento, a criança foi transferida para um hospital em Alta Floresta. Conforme relatos dos médicos, o órgão genital já estava necrosando e a criança corre o risco de sofrer uma amputação. A criança relatou que o padrasto amarrou o órgão genital com um barbante, durante três dias, após o menino fazer xixi na cama. E teria feito como forma de aplicar castigo, com o conhecimento da própria mãe.
Durante as diligências para esclarecer o crime, a equipe policial foi à casa da avó da criança e informada que a vítima foi acompanhada para o hospital em Alta Floresta pelo padrasto e que a mãe não a acompanhou porque tinha ‘problemas particulares’ para resolver. Diante da gravidade dos fatos, a mãe da criança foi detida em flagrante e encaminhada à delegacia. O suspeito, de 43 anos, que é pastor de uma igreja evangélica de Apiacás, também foi preso em Alta Floresta.
A delegada Paula Meira Barbosa explica que ambos responderão pelo crime de tortura mediante castigo, cuja pena pode ir de dois a oito anos de condenação.
-=-
Um caminhão tanque pegou fogo após tombar no quilômetro 407 da BR-376, no município de Tibagi, na tarde de ontem, quinta-feira (25). Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o motorista teria tombado o veículo, na sequência colidido contra a mureta e pegado fogo. O condutor foi socorrido e levado para o Pronto Atendimento de Imbaú, porém não há informações sobre a gravidade dos ferimentos.
-=-
-=-


 

 

YouTube
YouTube
Instagram
Tiktok
RSS