NOTÍCIAS

Foto São Paulo: De nunca rebaixado a campeão de tudo

São Paulo: De nunca rebaixado a campeão de tudo

O São Paulo Futebol Clube surgiu em 25 de janeiro de 1930 com o nome de São Paulo da Floresta, após a fusão do Paulistano com a Associação Atlética das Palmeiras. Em 4 de junho de 1935, após divergências entre os dirigentes, o clube foi refundado e passou a se chamar São Paulo Futebol Clube.

O tricolor começou sua trajetória de sucesso no futebol nos anos 1940, conquistando o Campeonato Paulista cinco vezes consecutivas, de 1943 a 1949. Um dos grandes destaques dessa época foi o jogador Leônidas da Silva, conhecido por inventar o gol de bicicleta.

O estádio da equipe começou a ser projetado em 1950, no bairro do Morumbi, e dez anos depois, em 2 de outubro de 1960, foi inaugurado o Cícero Pompeu de Toledo, o famoso Morumbi, com capacidade para 150 mil pessoas. Cícero Pompeu de Toledo foi dirigente do clube, e o estádio recebeu esse nome em sua homenagem.

O primeiro título brasileiro foi conquistado em 1977, em uma final contra o Atlético Mineiro vencida nos pênaltis. O bicampeonato veio oito anos mais tarde, em 1986, após vencer o Guarani novamente nos pênaltis. Em 1992, a equipe venceu o campeonato pela terceira vez, derrotando o Bragantino na final.

Os anos 1990 foram um dos melhores da história do clube, muito graças a Telê Santana, que conduziu o São Paulo às suas primeiras conquistas internacionais. O primeiro título foi a Libertadores em 1992, após vencer a equipe do Newlls Old Boys (ARG). No mesmo ano, a equipe conquistou o Mundial, vencendo o Barcelona na decisão por 2 a 1.

No ano seguinte, a dose se repetiu. A equipe venceu a Libertadores de 1993, derrotando a Universidad Católica (CHI) com um placar agregado de 7 a 1. Na final do Mundial, venceu o Milan por 3 a 2. Em 1994, a equipe chegou novamente à final da Libertadores, mas acabou derrotada.

Os anos 2000 também foram gloriosos para o tricolor. Em 2005, tornou-se o primeiro brasileiro a ser tricampeão da América, vencendo o Athletico Paranaense no Morumbi por 4 a 0. Na final do Mundial em 2005, venceu o Liverpool (ING) por 1 a 0, gol de Alan Mineiro. O sucesso também veio a nível nacional. Entre 2006 e 2008, o São Paulo foi tricampeão do Brasileirão, algo inédito na história da competição.

Por um período, o clube ficou sem conquistar títulos. Mas em 2012, foi pela primeira vez campeão da Copa Sul-Americana, vencendo o Tigres (ARG). Esse jogo ficou marcado pelo segundo tempo do jogo de volta, que não ocorreu devido a uma briga entre os jogadores no intervalo.

Após a Sul-Americana, o São Paulo passou um período sem ganhar títulos expressivos. A seca só terminou em 2021, ao vencer o Palmeiras. No ano seguinte, conquistou a Copa do Brasil, batendo o então campeão Flamengo e levantando o troféu, após ter sido vice em 2000, quando perdeu para o Cruzeiro.

Em 2024, o São Paulo se tornou “campeão de tudo”. Isso aconteceu após vencer o Palmeiras na Supercopa Rei nos pênaltis, em jogo realizado no Mineirão no início de fevereiro. Dessa forma, o tricolor venceu todas as competições que já disputou em sua história. Além de ser a única equipe a ter tal feito em território nacional, também é uma das poucas equipes do Brasil que nunca foi rebaixada para a segunda divisão.

Fotos: ESPN Brasil / Globo Esporte
Texto: Kauan Ribeiro

YouTube
YouTube
Instagram
Tiktok
RSS